XX DE NOVEMBRO

Monumento Zumbi dos Palmares - BA

Em XX de Novembro de 1695, há 318 anos, tombou no Quilombo de Palmares, região hoje do estado de Alagoas, o líder do Movimento Negro da época, ZUMBI, após 100 anos de resistência heroica. Muitas são as polêmicas sobre a personalidade do mito, bastião do movimento pelo fim da escravidão negra, instituída como política econômica e social oficial, alicerce da sociedade escravocrata desde o princípio da invasão do território brasileiro pelos europeus. Impossível negar a importância de seus atos, para sobrevivência e manutenção da cultura afro brasileira, defendendo seus criadores, preservando seus costumes e práticas e fomentando os ideais de liberdade e identidade entre os povos negros.
Luis Gama 1830 - 1832
Mais de 3 séculos após sua morte, por um facínora que a "elite "  idolatra,  psicopata bandeirante batizado pelos seus compatriotas cristãos de Domingos Jorge Velho, que decapitou o mártir, mas não cortou o sonho de liberdade, ainda discutem - se as questões relacionas à inserção do negro na sociedade brasileira. Com muita luta e esforço, passando por cima dos artifícios e subterfúgios empregados pelo maldito império brasileiro, como as manobras da Lei Àurea, que visava muito mais controle social e desinformação, do que justa reparação, aos outrora vilipendiados homens, mulheres e crianças negras, em território nacional com incentivo do governo e da sociedade de forma geral, a cultura negra, afro brasileira, matriz do povo brasileiro reluz como patrimônio cultural da humanidade. Uma Odisséia entre políticas de exclusão, embranquecimento da população e sucessivas negativas hipócritas da existência do racismo no Brasil, onde algumas políticas afirmativas e de reparação, com muito esforço, sacrifícios e resistência foram aprovadas. Mas ainda não se mudou o pensamento corrente, de que ser preto é defeito de cor no Brasil.
Políticas Públicas são um meio eficaz, juntamente com as Parceiras Público Privadas de garantir justiça social, inclusão e garantia de exercício pleno da cidadania. Dessa corrente de pensamento nasceram a lei nº10639/03, que dispõe sobre o ensino de cultura afro brasileira nas escolas públicas, justificada pela prerrogativa de ser elemento formador da identidade nacional, e ainda assim, ser cultura relegada pelos meios de comunicação e pela sociedade brasileira como um todo. A lei nº10558/02, trouxe para a luz da "nova classe média", leia - se trabalhadores de baixo nível de especialização e hierárquico, moradores das periferias das metrópoles, forçados pela propaganda para a sociedade de consumo, que mesmo depois de séculos de lutas e abnegações para superar as extremas dificuldades oriundas do racismo e da exclusão, aceitando subempregos para garantir a subsistência de seus filhos, engolindo sapos grotescos, em prol de um bem maior, que mesmo consumindo os produtos da elite, os dogmas e preceitos morais do estado, ainda assim seus filhos não ascendiam à certos postos e cargos,  porque não dispunham da cara educação superior elitista nacional, coisa de bem nascidos, da burguesia, ou se preferir, coisa de branco.
A lei de cotas veio como medida paliativa, sem consenso entre os setores da sociedade, mas que tem se provado efetiva no processo de inclusão social do povo periférico, marginalizado, que é majoritariamente composto de negros nas cidades mais ricas desse país.

Falar sobre o dia da Consciência Negra é complicado. Após 125 anos do "fim" da escravidão oficial, o assunto ainda é tabu, tipo futebol, religião e política, e ao mesmo tempo,não conseguimos fugir desse fantasma, do espectro que arrasta correntes pela noite assombrando os descendentes de senhores de escravos, a atual "elite" tupiniquim. Eles têm medo do socialismo, do associativismo, da participação popular, do empoderamento da população, das políticas de desenvolvimento sustentável, e de quaisquer ações que possam trazer o povo brasileiro, pobre, marginalizado, e preto, para perto dos círculos de poder. Por que? Talvez por saber que a dívida é muito grande, e com a proximidade do cobrador ante o devedor, na mesma mesa de negociações, aumente assim o desejo de vingança. O genocídio periférico, o número ignóbil de 0,2% de negros em cargos executivos (Você S.A. - nov13), o número mais pérfido ainda da porcentagem de negros entre os mais pobres do país, menos escolarizados e mais encarcerados, prova que ainda há muito que caminhar para o povo brasileiro pelas veredas da justiça, da verdade e da paz, que só vira com igualdade de direitos, liberdade efetiva, e bem - estar social para todos os cidadãos do território brasileiro. Do contrário, haverá guerra.

“Until the philosophy which holds one race superior and another inferior is finally and permanently discredited and abandoned, everywhere is WAR and until there are no longer first-class and second-class citizens of any nation, until the color of a man's skin is of no more significance than the color of his eyes. And until the basic human rights are equally guaranteed to all without regard to race, there is WAR. And until that day, the dream of lasting peace, world citizenship, rule of international morality, will remain but a fleeting illusion to be pursued, but never attained... now everywhere is WAR.”
Popularized by Bob Marley in the song War”


― Haile Selassie I

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