Rolêzim, Juventude, Espaços de Lazer e Centros Culturais; Inter - conexões, Reflexões e Paradigmas



O Blog do programa VAI (http://programavai.blogspot.com.br/), é um importante canal de um dos poucos programas de empoderamento popular e gestão participativa, realmente democráticos, que incentiva e promove cultura, educação, e cidadania nas áreas periféricas do Município de São Paulo, através de financiamento de projetos e ações culturais que se insiram de forma sustentável e relevante nas regiões em que se originam, conferindo autonomia para produtores, criadores e artistas, gerirem espaços e recursos públicos, em prol das comunidades, e do desenvolvimento da sociedade de forma igualitária, ajudando a garantir, através de políticas públicas bem elaboradas, o bem - estar preconizado em nossa constituição.
  Independente de partidos, o programa é uma conquista popular, e será mantido, aliás foi ampliado este ano, para continuar à garantir para a periferia, uma pequena contrapartida dos sacrificados recursos que ela gera, através dos feudalísticos impostos, e que não viram benefícios pra todos, parecem servir apenas para sustentar a maquina pública e os burgueses desta nação.
  Sobre o fenômeno dos Rolêzinhos, abordado em matéria no Blog do VAI essa semana, por ocasião de um Rolêzim que teve seu caráter "tumultuado" substituído por um protesto pacífico, pela ampliação do horário de funcionamento do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, trouxe mais lenha na discussão sobre essa manifestação cultural polêmica que envolve luta de classes, periferia versus centros comerciais elitistas, degradação das áreas públicas de lazer em função da especulação imobiliária pra criação de templos do consumo, shopping´s etc..
Centro Formação Cultural - Cid. Tiradentes
Sabe - se que lojistas querem ser recebidos pela Presidenta, pra "exigir" o fim dos Rolêzinhos nos seus "sacros - santos" lugares de ilusão e rapinagem das carteiras e mentes dos jovens brasileiros. Nunca vimos essa mesma mobilização contra os juros escorchantes, e a maior desigualdade perpetrada nas Américas, quiçá no MUNDOCRUEL!
Será porque esses mesmos que hoje choram contra a invasão da "nova classe c" e de seus filhos e representantes, essa gente "diferenciada" no falar, no vestir, no agir, enfim, MARGINALIZADA, são os que sempre sorriram com os lucros dos bancos, e os baixos (abjetos, humilhantes) salários que ignóbeis empresários podres de rico, pagam para Josés, Marias, e Joãos, os espíritos nobres do bravio e heroico povo, àqueles desprovidos de qualquer posse e direitos nas periferias dos Brasis afora?
 





Muito ainda precisa ser auferido, analisado, debatido, e de alguma forma, compreendido pelos cidadãos e governantes, sobre às recentes revoltas populares no Brasil, e que tem como vórtice o jovem, a juventude, o anseio do novo pela quebra de paradigmas opressores, elitistas, que fomentam à iniquidade, obliteram o desenvolvimento da nação, e monopolizam o poder. Sem dúvidas, a falta de espaços e equipamentos públicos de lazer, com programação de qualidade, com viés educacional e voltada para inclusão social e diversidade cultural, que contribua de forma positiva pra formação da cultura nacional, e da sustentabilidade da sociedade, é fator preponderante pra criação de uma geração frustrada, sem perspectivas, sem domínio dos meios "oficiais" de exercício da cidadania e do poder político, e que portanto age conforme foi orientada; sem preocupação com o bem - estar coletivo, com pouco ou nenhum respeito à propriedade privada, tendo até mesmo ódio dos locais e bens que lhes são negados, quando não ocorre o fenômeno psicológico contrário, da idolatria de bens de consumo e práticas da cultura de massa, alienadoras e imbecilizantes, ideologia dominante do sistema vigente.
Se a moda é OSTENTAÇÃO, então Demorô! Quero acumular bastante experiência de Vida e Conhecimentos da Cultura Popular e do Método Científico, pra poder Ostentar sabedoria, e conhecendo a Verdade, poder Ostentar à minha Liberdade." Loco Sapiens
  Tá faltando Espaços Públicos, Reconhecimento e Preservação do Patrimônio Histórico da Cultura Popular, Educação, Cidadania, e Difusão Orientada de Culturas de Rua, Entretenimento e Lazer!
  Muitos Rolêzinhos ainda serão necessários, pra que possamos TODOS nos encontrar, e com auxílio do conhecimento empírico e da sabedoria popular, superarmos esse momento turbulento em que vivemos.

TODO O PODER PARA O POVO!

Comentários

  1. mesmo discurso, mesma retórica, mesma ideia, mesmo ``afrocentrismo"! já vi que seu professor ideológico foi o ``mano brown" ou algum marxista de boteco. será que se eu defender a cultura nórdica na Rua, gente da sua laia não vai me crucificar como fizeram com ``cristo" em Roma?! sua esquerdopatia é irreversivel!!! quando se chega ao seu nivel de defender ``Rolezinhos" ou funk carioca é porque o grau de alienação já ultrapassou o nivel de debate e reflexão.

    encerro por aqui minha participação nesse site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Srº Caio Barros, de todos os impropérios que escreveu, inclusive se comparando a Jesus Cristo, uma única verdade foi proferida por sua mente deturpada, racista e alienada da realidade dos fatos. Sim! Fui educado pelo Mano Brown, pelo HIP-HOP, e pela cultura popular de forma geral. Também cursei 3 anos na USP, de Lazer e Turismo, e lá infelizmente, domina o pensamento reacionário de "gente da sua laia" que você aqui manifestou. O governo "neo-liberal", que manipula às massas, e só visa lucro, domínio e perpetuação da luta de classes, permitiu que no Campus onde eu estudava, fossem jogados materiais contaminados, e a faculdade fosse interditada. Se não fosse a educação cultural, o poder popular, e sem dúvidas, as minhas raízes africanas, matrizes do Brasil que você odeia, hoje eu seria mais um recalcado e frustrado, assim como você.
      Não há "esquerdeopatia" meu caro, como também o comunismo brasileiro, justificativa para o golpe militar que você muito provavelmente apoia, é ideologia superada. Seu anacronismo, seu egocentrismo, a manifestação "pró-Cultura-Nórdica", só provam que você sim está irreversivelmente preso às mentiras e falácias ideológicas que Hitler, Reagan, Nixon, Dutras, Médicis, entre outros déspotas criaram, pra que a iludida classe média brigasse entre si, e com o povo, enquanto os donos do poder político e capital continuam a escravização mundial.
      Você sofre de um mal brasileiro, o analfabetismo funcional. Leia o texto novamente, e com atenção. Verá que não defendo o rolêzinho, nem o Funk Carioca, busco sim uma análise antropológica e filosófica pro entendimento do fenômeno em questão. E fica muito claro a dialética proposta, de reflexão e debate, sem nenhum aforisma, nem tampouco SOFISMAS como a expressão que utilizou em "marxistas de boteco". Muito engraçada por sinal!
      Leia Aristóteles "Política", leia também Platão "A República", Leia Milton Santos, Leia Darcy Ribeiro, Leia Sérgio Buarque de Holanda, Leia Florestan Fernandes, Leia Levi Strauss, Leia Carlos Drummond, Leia Jorge Amado, Leia Machado, Leia Sérgio Vaz, talvez depois consiga entender e debater sobre filosofia e sociologia, ao invés de vomitar paralogismos tautológicos, chupados diretamente do seio cancerígeno da sua sociedade de classes.
      Obrigado por sua manifestação.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas