Associativismo, Conceito de Redes Colaborativas, Sustentabilidade, Gestão Compartilhada; Serão essas as Bases da Revolução Social em Andamento?

O coletivo MUNDOCRUEL, tem em sua filosofia de ação, bem como em seu estatuto, o preceito fundamental do ASSOCIATIVISMO, para garantir à execução de seus projetos, bem como a sustentabilidade dos parceiros e comunidades com os quais esses projetos são construídos.
Sendo uma organização com poucos recursos financeiros, é fundamental à associação com parceiros com metas e objetivos em comum, sobretudo os relacionados à difusão orientada de Culturas de Rua, Entretenimento e Lazer, para realização de projetos que tragam benefícios mútuos. Sempre respeitando - se às prerrogativas constitucionais, bem como a identidade cultural de cada indivíduo e localidade.
Mesmo tratando-se de mega-corporações, o conceito também aplica-se. Seja uma StartUp, seja um conglomerado transnacional, o ASSOCIATIVISMO, devidamente aplicado, é garantia de gestão compartilhada, máximo aproveitamento de recursos e competências, e respeito às idiossincrasias de comunidades e coletivos, sendo portanto, prática sustentável da nova economia que se desenvolve à passos largos no presente cenário criativo e digital que nos cerca.
Comunicação, Transparência e Capacitação, são partes indissociáveis dessa filosofia de trabalho.
O futuro, nesse aspecto, parece promissor..


http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/sidnei-oliveira/2014/05/05/a-nova-era-da-gestao-parte-3-trabalho-colaborativo/#more-11133

A nova era da gestão – parte 3 – Trabalho Colaborativoin

Em sistemas colaborativos, o compartilhamento de recursos é tão natural quanto a espontânea coordenação dos esforços de trabalho. Nesse modelo, os papéis individuais e os processos são apenas a referência para a organização das atividades. O objetivo é proporcionar o trabalho em conjunto de maneira fluída e eficaz, por meio de esforços intensos de comunicação, permitindo a negociação mais eficiente em direção a um propósito. Nesse modelo, a coordenação das atividades é negociada e compartilhada entre os membros e estes passam a comunicar, negociar e tomar decisões referentes às tarefas.
Profissionais que realizam o trabalho colaborativo são desafiados a se desapegar de suas posições hierárquicas e focarem diretamente no propósito, buscando a motivação de todos os membros do grupo. Nesse sistema, a comunicação exige padrões flexíveis que promovam a inovação nos processos com a consequente ampliação dos resultados.
Assim, na próxima vez que chegar uma mensagem com uma exigência de um projeto para a próxima segunda-feira, o profissional poderá perceber que não estará mais sozinho, pois poderá acionar qualquer colaborador de sua rede profissional, compartilhando os resultados.
No trabalho colaborativo, o foco é totalmente nas conexões pessoais, isso permite a realização do trabalho em qualquer momento e em qualquer lugar, o que promove melhores condições de equilíbrio de vida ao profissional e o resultado é alcançado de forma genuína, pois é alcançado o verdadeiro engajamento dos profissionais, que sempre foram e serão movidos pelo compartilhamento de propósitos.
COLABORATIVO

Comentários

Postagens mais visitadas